quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Adeus a Philippe Castejá



O Céu recebe um sorriso!
Quando soube do falecimento de Phiippe Castejá fiquei surpreso, triste e chocado!
Antes de tudo, para quem nunca ouviu falar dele, o Philippe é o retrato do carioca ´amarradão´, dono de um surf veloz e de uma ´estileira´ incrível, dentro ou fora d´agua.
Bem nas antigas, quando fui até Buzios em 1977, vi esse garotão, que era muito bom surfando. Eu fiquei impressionado com ele nas águas de Geribá. Eu naquela época estava começando a surfar e estava como um paulista aprendiz, com meu amigo Renato Moura, no Rio de Janeiro.
Numa época que havia glamour nas poucas competições que existiam, na época ´dourada´ dos Waimea 5000 no Arpoador, foi quando eu o conhecí. Talvez essas foram as poucas vezes que eu o vi participando de baterias.
Apesar dele ser um dos melhores surfistas daquela época, ele não deixou ´contaminar´ o seu surf pelas competições.
Ele surfava muito! De backside era veloz e com os braços abertos, parecia que iria decolar.
Muito além disso. ele era um cara ´vibrante´. Ele sempre estava com um sorriso no rosto e ´pilhado´. Um sorriso que não saída minha memória! Depois disso, encontrei-o ocasionalmente, talvez na Barra durante os campeonatos Alternativas ou na Europa, onde acho que ele morou por algum tempo.
Eu fiquei surpreso com esta notícia violenta. Eu acredito que por ele e todos nós sermos surfista, temos uma saúde física privilegiada e uma alegria interior diferente. Teoricamente deveríamos ter uma longevidade maior e mais saudável do que as pessoas ´ normais´. Isso foi contra a minha teoria...
Chocado, porque o Philippe é outro amigo que se vai de repente. Um choque deste nos faz pensar, repensar e refletir sobre os valores, o significado e a rapidez que existe na nossa existência.
Fiquei triste porque, apesar de não encontrá-lo freqüentemente, eu tenho uma lembrança marcante e sempre vou guardar uma imagem dele como uma pessoa muito querida, de astral altamente positivo e que, mesmo o tendo encontrado poucas vezes na vida, eu não consigo esquecer a sua boa vibe
Fico mais triste ainda pelas pessoas mais próximas ,neste momento de dor, porque se para mim que estou a distância me faz sofrer, uma perda prematura destas, para os seus queridos e que conviviam com ele e estavam ao seu lado, exige muita força e compreensão de tudo isso!
Por fim, para nos consolarmos, basta imaginar essa ´figura´ alegre e carismática chegando no céu.
- Deus o chamou!
Talvez o céu estivesse precisando do seu sorriso ou aqui na terra, o mundo não merecesse mais a sua alegria...
Voa Philippe, voa com o seu estilo único, porque Jesus e os anjos vão ficar feliz com a tua presença!

Um comentário: